Mais uma vez este ano, as escolas privadas obtiveram melhores resultados nos exames nacionais do 12º ano em comparação com as escolas públicas.
Segundo dados fornecidos pelo Correio da Manhã , o colégio São João de Brito, situado em Lisboa, obteve a média mais alta nos exames do 12º ano (13,54 valores). Contudo, esta média é inferior à alcançada pelo colégio Mira-Rio no ano transacto (15,41). Em 2º lugar, encontra-se a Escola Secundária Soares dos Reis no Porto, que somou uma média de 13,31 e em 3º lugar figura o Colégio St. Peter’s School em Palmela que entrou directamente para o 3º lugar do ranking com uma média de 13,27 valores.
A listagem dos 587 estabelecimentos do ensino secundário, públicos e privados, é feita tendo em conta as médias, por escola e por disciplina, divulgadas pelo Ministério da Educação. São apenas considerados os resultados da 1.ª fase (provas realizadas entre 19 de Junho e 3 de Julho).
Desde 2001, ano em que os resultados começaram a ser publicados, que as escolas privadas se encontram sobrerepresentadas nos lugares cimeiros da tabela. Cenário preocupante é o facto de 162 estabelecimentos, num total de 587, ficarem abaixo dos 9,5 valores de média.
As escolas públicas conseguiram este ano uma boa classificação. Enquanto que em 2005, a melhor estava em 12º lugar (Infanta D. Maria, em Coimbra), este ano a Soares dos Reis do Porto alcança o 2º posto, subindo 61 lugares.
Facto importante é que as escolas mais cotadas estão todos os anos no litoral do país, particularmente em Lisboa e no Porto. A melhor escola pública do Interior é este ano a Abade de Baçal em Bragança que consegue atingir a 31ª posição, com uma média de 11,68 valores.
As melhores escolas públicas de algumas cidades em 2005 voltam a ser as melhores em 2006: em Lisboa, a José Gomes Ferreira; em Braga, a Carlos Amarante; em Coimbra, a Infanta D. Maria; em Beja, a Diogo Gouveia; em Bragança, a Abade de Baçal.
1 Comentários:
Na realidade é verdade que as escolas privadas têm tido cotações superiores as das escolas públicas.Concomitantente a isto a assimetria nos resultados faz-se sentir entre o litoral e o interior, esta última reflexo da situação actual do nosso país em relação a factores sociais e economicos.Todavia, e posto esta situação, que tu descreves muito bem, não podemos deixar de pensar nisto com alguma relutância já que sabemos que esta amostra é grosseira e que não mostra efectivamente a qualidade das escolas quanto às formas de leccionação, interpretação que é muitas vezes feita. No meu entender muito injusta e desprovida da equacionação de outros factoresmuito relevantes.
Abraço!!
Bárbara
5:40 da tarde
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