Festival de Jazz em Guimarães
A 15ª edição do "Guimarães Jazz" decorrerá entre os dias 8 e 18 de Novembro no Centro Cultural de Vila Flor em Guimarães (CCVF).
Os norte-americanos Wayne Shorter Quartet, Marc Copland Trio & Tim Hagans, Andrew Hill 4tet, Charlie Haden Liberation Music Orchestra Featuring Carla Bley e o trio do sul-africano Abdullah Ibrahim são alguns dos nomes que irão participar deste evento.
No que respeita a músicos nacionais, actuará a formação TOAP Colectivo cujos elementos são na sua maioria portugueses. Criado propositadamente para este festival, o projecto TOAP Colectivo elaborou um repertório de músicas originais que resultaram na gravação de um albúm, a ser lançado a 9 de Novembro na FNAC do CCVF.
Neste festival, com a duração de dez dias, realizar-se-ão não só vários concertos, mas também oficinas de jazz. Esta iniciativa pretende juntar músicos conceituados e jovens aprendizes numa partilha de experiências, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos. A inscrição é gratuita e está limitada a 50 vagas.
Considerado por muitos um festival de eleição, o "Guimarães Jazz" é já uma referência no panorâma musical português. O director artístico, Ivo Martins, vem seguindo uma tradição iniciada já em 1992, data da 1ªedição, pelo seu antecessor António Ferro, apostando na qualidade dos programas.
fotografias:
>1ª fotografia
legenda: Cartaz do "Guimarães Jazz" 2006
fonte: A Oficina
>2ª fotografia
legenda: Oficina de Jazz
fonte: A Oficina
links para consulta:
>A Oficina
1 Comentários:
PARABÉNS PELA TEMATICA!!
O Guimarães Jazz é sem dúvida um festival ao nível dos muitos festivais europeus.
O que é sobretudo interessante para além dos óptimos concertos é essa relação que é então feita entre os jovens aprendizes e os músicos conceituados, como tu dizes.
Parabéns pelo Blog! Tá muito interessante!
Beijo!
Bárbara
5:46 da tarde
Enviar um comentário
<< Home