Google quer organizar a vida das pessoas
O chefe executivo Eric Schmidt relatou ao Financial Times que a recolha de dados pessoais é essencial à expansão da empresa, além de ser uma peça chave na sua missão de “organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil” (conforme se pode ler na página da companhia). “A meta é permitir que os utilizadores do Google lhe possam colocar questões como ‘O que devo fazer amanhã?’ ou ‘Que emprego deverei aceitar?’”, explica Schmidt.
A publicidade, uma indústria em crescente expansão na Internet, é alimentada e alimenta-se das informações pessoais que os motores de busca online vão reunindo. Para conseguir manter-se no topo da concorrência, o Google relançou o serviço iGoogle, onde os seus utentes podem personalizar as páginas de pesquisa e publicar os seus próprios conteúdos.
Confrontado com os receios de o Google conseguir construir um perfil detalhado dos utilizadores, Eric Schmidt admitiu que a companhia se encontra a trabalhar em tecnologias, de forma a reduzir preocupações.
Ligações:
> Página principal do Google
> Página do iGoogle
> Google: informação sobre a corporação
> Artigo do Financial Times: "Google’s goal: to organise your daily life" (22 de Maio de 2007)