segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Scorsese em destaque na noite dos Óscares


Na 79ª cerimónia de entrega dos Óscares, Scorsese, nomeado já por oito vezes na categoria de melhor realizador em edições anteriores, foi desta vez galardoado com a tão esperada estatueta. A “ The Departed – Entre Inimigos” (realizado pelo cineasta), foi atribuído o prémio de melhor filme, derrotando “Babel” um dos outros favoritos.

A longa metragem, que retrata a cena do crime e a máfia da cidade de Massachussets, conta com as participações de Jack Nicholson, no papel principal e Leonardo Dicaprio, nomeado para a categoria de melhor actor secundário. Inspirado na película original de Andrew Lau, “Infernal Affairs”, “The Departed – Entre Inimigos” venceu ainda os Óscares de melhor argumento adaptado e melhor montagem.

Martin Scorsese, que não ganhava um Óscar desde 1981, deixou visível o seu entusiasmo no discurso de agradecimento, pronunciando por doze vezes as palavras “Thank you”. De acordo com os realizadores portugueses Alberto Seixas Santos e Tiago Guedes, em declarações ao JN, as estatuetas foram “bem entregues”.

Na categoria de melhor actor foi eleito Forest Whitaker pelo desempenho em"O Último Rei da Escócia" e na de melhor actriz Helen Mirren em "A Rainha", o filme que conta a vida de Isabel II de Inglaterra.

Premiados como melhores actores secundários, subiram ao palco Alan Arkin, pelo papel na comédia dramática "Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos – Little Miss Sunshine", e Jennifer Hudson do musical "Dreamgirls".

O polémico “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos, foi distinguido como melhor documentário. Nas películas estrangeiras mereceu o reconhecimento da academia o filme alemão "A Vida dos Outros", de Florian Henckel von Donnersmarck, e quanto à animação o vencedor da noite foi “Happyfeet”.

Os prémios técnicos de melhor banda sonora e direcção artística foram atribuídos a “Babel” e "O Labirinto de Fauno", respectivamente.

Fontes
> JN

Fotografia


quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Vinil sobrevive no mundo digital

disco dos Velvet UndergroundNuma altura em que o CD vai perdendo terreno como suporte musical, os discos de vinil vêem o seu culto e vendas a crescer.

Um texto publicado no site da CNN no dia 13 de Fevereiro indica que o vinil, a tecnologia dos primórdios da indústria musical, está a ser alvo de um aumento de procura em alguns mercados. Citando dados da Associação Fonográfica Britânica, o artigo aponta que a venda de singles de vinil de 7 polegadas aumentou de 180 mil unidades em 2001 para mais de 1 milhão de unidades em 2005. Por sua vez, a compra de CDs tem decrescido desde 2000, tendo sofrido uma descida de 20 por cento nos EUA em 2006.

Além do aumento da circulação e venda do vinil, têm também surgido no mercado novos produtos que permitem transferir o som do vinil para o formato digital. É um mecanismo de adaptação a uma era diferente da que se vivia no início do século XX, quando o primeiro vinilo foi comercializado.

A persistência do suporte pode ser explicada por factores como a estética e o culto do objecto (que vai desaparecendo na era dos downloads digitais) ou pela qualidade sonora. Também poderá ser justificada pela sua proeminência no circuito dos disc-jokeys (que encontram nos discos de vinil maior facilidade e possibilidade de manuseamento directo para as suas técnicas) e pela expansão das audiências de géneros musicais como o reggae ou o hip-hop, que tem na sua génese a manipulação de discos.

Recentemente, a sobrevivência do vinil pôde ser notada na exposição mediática da venda no site de leilões eBay de um acetato da banda Velvet Underground (com a licitação vencedora de 25 mil dólares americanos - cerca de 19 mil euros) e no anúncio do lançamento de uma caixa de singles do grupo Coldplay, exclusivamente em vinil.

Em Portugal, a mística do vinil prevalece com a multiplicação de coleccionadores de discos (um fenómeno documentado mensalmente na revista musical Blitz) e com um exemplo como o da banda Buraka Som Sistema, cujo primeiro vinil de 7 polegadas, editado em 2006, esgotou no espaço de duas semanas.

Na fotografia: disco de acetato dos Velvet Underground vendido em leilão por 25 mil dólares.

links para consulta:
- One man’s trash is another man’s $25,000 treasure » Notícia do The Daily Cardinal sobre o acetato de vinil dos Velvet Underground
- Black Magic » texto da revista Fact que explora a magia e feiticismo do vinil
- The Record Effect » texto do New Yorker que explica como a tecnologia transformou a música
- Como é que se fabrica o vinil? » vídeos no blog Hit Da Breakz sobre o fabrico de discos de vinil
- Coldplay editam caixa de singles » notícia do Cotonete de 31 de Janeiro de 2007
- Zona 6 » loja portuguesa que fabrica discos de vinil (dubplates)


> Ana Catarina Martins Silva
> Ana Patrícia Silva
> Nídia Rainha Ferreira

AULA DE JORNALISMO

POSTS RECENTES:
> Google quer organizar a vida das pessoas
> Monstro Mau surpreendem no Enterro da Gata
> Jornais transferem receitas publicitárias para a I...
> Madeleine terá sido mesmo raptada
> Irmã de Cho Seung-hui junta a dor da sua família à...
> RTP vai lançar vídeos no YouTube
> Sócrates rejeita favorecimentos por parte da Indep...
> Escolaridade dos pais assume papel preponderante n...
> Theatro Circo em sinergia com Braga
> Intermediários e Novos Media em discussão na Unive...

ARQUIVOS:
> outubro 2006
> novembro 2006
> dezembro 2006
> fevereiro 2007
> março 2007
> abril 2007
> maio 2007
> junho 2007

LINKS:
informação:
> Diário de Notícias
> Expresso
> Google News
> Guardian
> Jornal de Notícias
> Público
> The Independent
> The New Yorker
> The New York Times
> Village Voice

> Atrium
> Indústrias Culturais
> Jornalismo & Comunicação

ferramentas:
> Blogger
> Bloglines
> Livro de Estilo do Público
> Photobucket
> Stat Counter
> Technorati

colegas:
> 25ª Hora
> 360º
> Ah! noloB
> É verídico, não é de plástico
> Expresso Atlântico
> Factual
> Foi Tal e Qual
> Gazeta Pública
> Impactualidades
> Infoplural
> Musicografia
> O Ardina
> OdiArte
> Passe-a-Palavra
> Pimenta na Língua
> Punctum
> Sopa de Actualidade
> Transversal
> Xapa4