Scorsese em destaque na noite dos Óscares
Vinil sobrevive no mundo digital
Na fotografia: disco de acetato dos Velvet Underground vendido em leilão por 25 mil dólares. links para consulta:
A longa metragem, que retrata a cena do crime e a máfia da cidade de Massachussets, conta com as participações de Jack Nicholson, no papel principal e Leonardo Dicaprio, nomeado para a categoria de melhor actor secundário. Inspirado na película original de Andrew Lau, “Infernal Affairs”, “The Departed – Entre Inimigos” venceu ainda os Óscares de melhor argumento adaptado e melhor montagem.
Martin Scorsese, que não ganhava um Óscar desde 1981, deixou visível o seu entusiasmo no discurso de agradecimento, pronunciando por doze vezes as palavras “Thank you”. De acordo com os realizadores portugueses Alberto Seixas Santos e Tiago Guedes, em declarações ao JN, as estatuetas foram “bem entregues”.
Na categoria de melhor actor foi eleito Forest Whitaker pelo desempenho em"O Último Rei da Escócia" e na de melhor actriz Helen Mirren em "A Rainha", o filme que conta a vida de Isabel II de Inglaterra.
Premiados como melhores actores secundários, subiram ao palco Alan Arkin, pelo papel na comédia dramática "Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos – Little Miss Sunshine", e Jennifer Hudson do musical "Dreamgirls".
O polémico “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos, foi distinguido como melhor documentário. Nas películas estrangeiras mereceu o reconhecimento da academia o filme alemão "A Vida dos Outros", de Florian Henckel von Donnersmarck, e quanto à animação o vencedor da noite foi “Happyfeet”.
Os prémios técnicos de melhor banda sonora e direcção artística foram atribuídos a “Babel” e "O Labirinto de Fauno", respectivamente.
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
Um texto publicado no site da CNN no dia 13 de Fevereiro indica que o vinil, a tecnologia dos primórdios da indústria musical, está a ser alvo de um aumento de procura em alguns mercados. Citando dados da Associação Fonográfica Britânica, o artigo aponta que a venda de singles de vinil de 7 polegadas aumentou de 180 mil unidades em 2001 para mais de 1 milhão de unidades em 2005. Por sua vez, a compra de CDs tem decrescido desde 2000, tendo sofrido uma descida de 20 por cento nos EUA em 2006.
Além do aumento da circulação e venda do vinil, têm também surgido no mercado novos produtos que permitem transferir o som do vinil para o formato digital. É um mecanismo de adaptação a uma era diferente da que se vivia no início do século XX, quando o primeiro vinilo foi comercializado.
A persistência do suporte pode ser explicada por factores como a estética e o culto do objecto (que vai desaparecendo na era dos downloads digitais) ou pela qualidade sonora. Também poderá ser justificada pela sua proeminência no circuito dos disc-jokeys (que encontram nos discos de vinil maior facilidade e possibilidade de manuseamento directo para as suas técnicas) e pela expansão das audiências de géneros musicais como o reggae ou o hip-hop, que tem na sua génese a manipulação de discos.
Recentemente, a sobrevivência do vinil pôde ser notada na exposição mediática da venda no site de leilões eBay de um acetato da banda Velvet Underground (com a licitação vencedora de 25 mil dólares americanos - cerca de 19 mil euros) e no anúncio do lançamento de uma caixa de singles do grupo Coldplay, exclusivamente em vinil.
Em Portugal, a mística do vinil prevalece com a multiplicação de coleccionadores de discos (um fenómeno documentado mensalmente na revista musical Blitz) e com um exemplo como o da banda Buraka Som Sistema, cujo primeiro vinil de 7 polegadas, editado em 2006, esgotou no espaço de duas semanas.
- One man’s trash is another man’s $25,000 treasure » Notícia do The Daily Cardinal sobre o acetato de vinil dos Velvet Underground
- Black Magic » texto da revista Fact que explora a magia e feiticismo do vinil
- The Record Effect » texto do New Yorker que explica como a tecnologia transformou a música
- Como é que se fabrica o vinil? » vídeos no blog Hit Da Breakz sobre o fabrico de discos de vinil
- Coldplay editam caixa de singles » notícia do Cotonete de 31 de Janeiro de 2007
- Zona 6 » loja portuguesa que fabrica discos de vinil (dubplates)