segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Scorsese em destaque na noite dos Óscares


Na 79ª cerimónia de entrega dos Óscares, Scorsese, nomeado já por oito vezes na categoria de melhor realizador em edições anteriores, foi desta vez galardoado com a tão esperada estatueta. A “ The Departed – Entre Inimigos” (realizado pelo cineasta), foi atribuído o prémio de melhor filme, derrotando “Babel” um dos outros favoritos.

A longa metragem, que retrata a cena do crime e a máfia da cidade de Massachussets, conta com as participações de Jack Nicholson, no papel principal e Leonardo Dicaprio, nomeado para a categoria de melhor actor secundário. Inspirado na película original de Andrew Lau, “Infernal Affairs”, “The Departed – Entre Inimigos” venceu ainda os Óscares de melhor argumento adaptado e melhor montagem.

Martin Scorsese, que não ganhava um Óscar desde 1981, deixou visível o seu entusiasmo no discurso de agradecimento, pronunciando por doze vezes as palavras “Thank you”. De acordo com os realizadores portugueses Alberto Seixas Santos e Tiago Guedes, em declarações ao JN, as estatuetas foram “bem entregues”.

Na categoria de melhor actor foi eleito Forest Whitaker pelo desempenho em"O Último Rei da Escócia" e na de melhor actriz Helen Mirren em "A Rainha", o filme que conta a vida de Isabel II de Inglaterra.

Premiados como melhores actores secundários, subiram ao palco Alan Arkin, pelo papel na comédia dramática "Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos – Little Miss Sunshine", e Jennifer Hudson do musical "Dreamgirls".

O polémico “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos, foi distinguido como melhor documentário. Nas películas estrangeiras mereceu o reconhecimento da academia o filme alemão "A Vida dos Outros", de Florian Henckel von Donnersmarck, e quanto à animação o vencedor da noite foi “Happyfeet”.

Os prémios técnicos de melhor banda sonora e direcção artística foram atribuídos a “Babel” e "O Labirinto de Fauno", respectivamente.

Fontes
> JN

Fotografia


> Ana Catarina Martins Silva
> Ana Patrícia Silva
> Nídia Rainha Ferreira

AULA DE JORNALISMO

POSTS RECENTES:
> Vinil sobrevive no mundo digital
> Ocorrem entre 17 e 18 mil abortos anuais em Portugal
> Jovens cada vez mais dependentes dos pais
> Festival de Jazz em Guimarães
> Visita à Biblioteca Pública de Braga
> Privadas Melhores que Públicas

ARQUIVOS:
> outubro 2006
> novembro 2006
> dezembro 2006
> fevereiro 2007
> março 2007
> abril 2007
> maio 2007
> junho 2007

LINKS:
informação:
> Diário de Notícias
> Expresso
> Google News
> Guardian
> Jornal de Notícias
> Público
> The Independent
> The New Yorker
> The New York Times
> Village Voice

> Atrium
> Indústrias Culturais
> Jornalismo & Comunicação

ferramentas:
> Blogger
> Bloglines
> Livro de Estilo do Público
> Photobucket
> Stat Counter
> Technorati

colegas:
> 25ª Hora
> 360º
> Ah! noloB
> É verídico, não é de plástico
> Expresso Atlântico
> Factual
> Foi Tal e Qual
> Gazeta Pública
> Impactualidades
> Infoplural
> Musicografia
> O Ardina
> OdiArte
> Passe-a-Palavra
> Pimenta na Língua
> Punctum
> Sopa de Actualidade
> Transversal
> Xapa4