domingo, março 04, 2007

"Hip-Hop is dead"?

A queda das vendas de música rap, acrescida às críticas internas aos efeitos negativos da sua cultura, estão, segundo um artigo de Nekesa Mumbi Moody, a prenunciar o declínio da sua popularidade.

Embora a diminuição da compra de música seja geral, as vendas de rap desceram 21 por cento de 2005 para 2006. Pela primeira vez em 12 anos, nenhum álbum de rap constou dos dez mais vendidos do ano nos Estados Unidos.

Um estudo do Black Youth Project, citado por Davey D. num artigo de 1 de Março, indica que, embora 58 por cento dos inquiridos ouça hip-hop diariamente, a maioria considera que os seus temas são demasiado violentos e que as mulheres são tratadas de forma ofensiva. O autor acrescenta que estes dados indiciam o segredo "sujo" da indústria musical: "Os negros são amplamente usados para validar temas que são vendidos ao mainstream branco. Ou seja, enquanto que 90 por cento dos artistas de rap comercial na televisão e rádio são negros, a audiência alvo encontra-se fora da comunidade negra".

Davey D. encontra no lado corporativo da música e na mentalidade interesseira dos seus executivos o motivo da afirmação "Hip-hop is dead", com a qual o rapper Nas denominou o seu último álbum. Paul Porter, um anterior programador da BET (Black Entertainment Television), considera que a morte do hip-hop está unicamente relacionada com o payola, usado com o fim de serem transmitidas músicas com temas violentos e sexuais.

Entretanto, um artigo de Kim Mulford publicado hoje anuncia como contraponto a "ascensão" do hip-hop cristão. Os adeptos do género "servem-se da sua música para chegar a pessoas desinteressadas pela igreja tradicional". Existem no entanto seguidores que estão a dificultar a vida dos rappers cristãos genuínos. O produtor de hip-hop Kris Bell afirma que estes aparecem na igreja "vestidos como o Tupac e tocando-se como os rappers seculares fazem". "Para muitas pessoas, essa é a forma de Satanás se infiltrar na igreja", conclui.

Links:
> "New Rap Problem: Criticism From Within" - artigo de Nekesa Mumbi Moody da Associated Press, publicado em 25 de Abril de 2007
> "Why Commerce Is Killing the True Spirit of Hip-Hop" - artigo de Davey D, publicado no San Jose Mercury News a 1 de Março de 2007
> "A GROWING GENRE. Who's who in holy hip-hop" - artigo de Kim Mulford, publicado no Chicago Sun Times a 4 de Março de 2007
> Black Youth Project
> Black Entertainment Television

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