Novo anúncio de roupa infantil da Armani gera polémica em Espanha
Num primeiro olhar, a nova campanha de roupa infantil da Armani mostra duas meninas asiáticas usando roupas semelhantes às dos adultos. No entanto, esta campanha está a gerar polémica no país vizinho.
O Defensor do Menor em Espanha, Arturo Canalda, pretende que o anúncio seja retirado já que o retrato das duas meninas asiáticas vestidas e maquilhadas numa tentativa de imitação dos adultos constitui "uma imagem dura", parecendo "fomentar o turismo sexual".
"Com esta imagem, a Armani está a lançar uma dupla mensagem: por um lado provoca confusão entre os adultos, que ficam estupefactos, e por outro, confunde as crianças, que não percebem que está a ser publicitada roupa", afirma Arturo.
A directora criativa da agência de publicidade Young & Rubicam Red Cell, Judite Mota, declarou ao DN que “o facto de a roupa ser semelhante à dos adultos põe uma carga adicional à imagem que influencia certas interpretações". No entanto, segundo a mesma, a utilização do termo “turismo sexual” não se aplica e "é profundamente racista. Esta conclusão só é tirada porque são meninas asiáticas, se fossem loiras isso não acontecia", assegura.
Edson Athayde, publicitário da agência OgilvyEdson assume uma posição mais radical, afirmando que: "Nunca me passaria pela cabeça que esta imagem incentivasse o turismo sexual. Eu vejo duas crianças, não compreendo a atitude do defensor do menor". O publicitário acrescenta ainda: "Há um nível da paranóia mundial, atribuem-se sentidos a coisas que não o têm".
Aliada a toda esta polémica parece estar a marca Armani, que a imprensa espanhola declara não ter conhecimento da polémica gerada.
Fonte e Imagem: DN Online
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